Magno Compliance

WordPress Template Site for One Page Design of Website Development, Website Designing Company

Como a consultoria em LGPD ajuda a empresa

consultoria em LGPD

O principal objetivo da consultoria em LGPD naturalmente é adequar a empresa à lei e mantê-la posteriormente dentro das exigências, mas essa assessoria acaba ajudando o negócio também de outras formas pelas consequências positivas das práticas adotadas na assessoria prestada.

São ganhos gerados para a gestão e para o operacional por conta de mudanças aplicadas, ações que passam a ser vedadas, avaliação de sistemas e demais etapas de análise do ambiente e de implementações.

A seguir, veja sete melhorias que o trabalho de adaptação à LGPD gera para a empresa.

Aumenta a segurança da informação

A revisão da infraestrutura de segurança dos sistemas e hardwares vai ao encontro da seguinte exigência legal: as empresas devem garantir que informações não recebam acessos indevidos, que não sejam vazadas e que haja privacidade para os titulares dos dados coletados.

Além de a exigência ser cumprida após a revisão, com a definição de camadas e recursos de segurança a serem implementados, o negócio ganha em segurança para seus processos e dados essenciais e estratégicos. Por exemplo, há um crime praticado contra empresas no qual ocorre o sequestro de dados, que apenas são devolvidos mediante pagamento de resgate.

Após a revisão e o fortalecimento da infraestrutura de segurança para cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados, consequentemente a empresa se qualifica na proteção contra golpes e prejuízos.

Aumenta o aproveitamento da informação

Outro processo da consultoria em LGPD é o de estruturação do fluxo e da alocação dos dados coletados e tratados. Com isso, há qualificação na gestão de dados e na forma como eles se apresentam aos usuários de diversos setores.

Isso possibilita que profissionais de quaisquer áreas que trabalham com dados compreendidos pela LGPD atinjam novos ou melhores objetivos. Um exemplo disso é a publicidade, que pode ser melhor direcionada pelo fato de os profissionais terem acesso aos dados de potenciais clientes de forma mais bem estruturada e organizada, ajudando-os a realizar mais conversões, reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) e bater outras metas.

Reduz custos e torna a estrutura mais enxuta

Reduzir custos eleva o lucro empresarial, enquanto deixar a estrutura do negócio mais enxuta auxilia na redução dos gastos e diminui a quantidade de trabalho necessária para mantê-la funcionando.

Ao revisar os bancos de dados, consultores e profissionais internos podem identificar bancos desatualizados, obsoletos, não utilizados ou subutilizados. Então, eles podem ser redimensionados ou desativados, o que torna a infraestrutura de tecnologia do negócio mais adequada às suas necessidades e à gestão financeira.

Ressalta a atenção contínua a hardwares, softwares e dados

Como a adequação à lei é um trabalho contínuo, a consultoria em LGPD, após as primeiras etapas de adaptação, segue em revisões e análises periódicas sobre os processos que rodam em hardwares e softwares, além da segurança deles, e acerca da forma como os dados são tratados.

Esse acompanhamento ajuda a gestão interna a evitar que seus sistemas fiquem obsoletos tanto em funcionalidades quanto em segurança. Quanto aos dados, têm processos como filtragem, organização e exibição em constante melhoria para uso dos setores.

Por exemplo, pode existir hoje um tipo de golpe ou hackeamento para sequestro de dados que não havia no ano anterior, pois os criminosos continuamente buscam desenvolver novas práticas e tornar as antigas mais sofisticadas e eficientes. As avaliações periódicas de softwares podem chegar a decisões como implementação de nova camada de segurança e mudança de processos de login, no intuito de ter proteção contra as novas ameaças.

Melhora o desenho dos processos

Algo muito importante nas empresas é definir adequadamente as rotinas dos setores, focando principalmente em eficiência e rentabilidade. E um dos processos da adequação à lei é justamente destinado a analisar e desenhar rotinas e tarefas ligadas a dados que sejam eficientes e seguras.

Como a maioria dos processos lida com dados, a assessoria para adequação à lei auxilia a diretoria na manutenção de fluxos de trabalho eficientes, não duplicados, com custos adequados e seguros.

Gera confiança para clientes, fornecedores e funcionários

Folha de pagamentos, cobranças, notas fiscais e outras rotinas lidam com dados de pessoas físicas e jurídicas. Se há confiança de que essas informações estarão seguras e não serão acessadas indevidamente, a reputação da empresa aumenta, o que é importante para ela ser competitiva e manter suas relações comerciais e profissionais.

Uma pessoa ou empresa que tem os dados vazados pode processar o negócio que não protegeu suas informações e ainda solicitar indenização por eventuais transtornos gerados pelo vazamento. Junto a isso, a responsável pelos dados que não teve o devido cuidado com eles pode receber sanções por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Qualifica o programa de compliance

Compliance e LGPD são assuntos que estão ligados, e muitas das ações que visam atender às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados lidam diretamente com integridade e segurança, que são os focos do programa de compliance.

Por exemplo, políticas de trabalho junto aos dados e normas de comportamento para rotinas e casos específicos envolvendo o tratamento de informações são parte da adequação à LGPD. Os resultados desses dois processos são profissionais que agem com integridade e ao mesmo tempo garantem a segurança da empresa e dos dados dos titulares.

Como o assunto é de grande importância, elaboramos outro conteúdo com foco total na relação entre os resultados da consultoria em LGPD e compliance. Entenda melhor como os conceitos atuam juntos em prol do negócio.

Como a consultoria em LGPD ajuda a empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo