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Endomarketing: o que é e qual sua importância para o Compliance

Quando tratamos sobre imagem da empresa temos duas frentes: a externa, como a empresa é percebida pelo mercado; e a interna, como a empresa é percebida pelo seu público interno, ou seja, seus colaboradores.

Muitas vezes a empresa quer passar a imagem proveniente da postura dos donos ou de uma parcela de colaboradores, mas se toda a equipe não estiver em conformidade com os valores da empresa, dificilmente ela transmitirá a imagem que pretende para o restante do mercado.

A imagem de uma empresa nasce de dentro para fora e colaboradores insatisfeitos ou desalinhados em suas condutas podem trazer vários tipos de prejuízo. Às vezes, pequenas frustrações podem se tornar grandes problemas internos e afetar os demais membros da equipe e, posteriormente, todo o negócio.

O compliance e o endomarketing estão totalmente ligados através dos seus objetivos: construir uma cultura organizacional engajada com princípios éticos, fortalecendo a comunicação entre empresa e colaborador para diminuição de riscos, má conduta e a criação de um ambiente mais acolhedor e engajado.

Mas o que o Endomarketing faz exatamente?

O endomarketing é um conjunto de ações internas que visa construir um ambiente onde a comunicação é clara, eficiente e justa, aumentando o engajamento entre os colaboradores e reduzindo o turnover (a rotatividade de funcionários).

Quando os colaboradores são bem treinados e estão alinhados com as políticas da empresa, compreendem a importância do seu trabalho, sabem claramente quais são as suas atribuições e recebem notícias diárias sobre o andamento e o fluxo da empresa. Dessa forma, eles se sentem mais motivados a contribuir positivamente com a organização, pois se sentem parte dela. Nesse sentido, há um aumento da produtividade e possivelmente o colaborador conseguirá transmitir os valores da empresa para o público externo.

Para que isso aconteça de forma genuína, é importante que a empresa seja transparente e não queira forçar uma imagem que não tem ou ainda está em construção.

Exemplos de ações de Endomarketing

Reuniões semanais com a equipe

Reuniões individuais de feedback

Eventos mensais com a equipe

Implementação de um canal de comunicação informativo da empresa

Convenção anual reunindo todos os seus colaboradores

Incentivo a sugestões de melhorias e de atuação em benefício da empresa

Oferta de prêmios de recompensas

 

Benefícios do Endomarketing

Equipe motivada

Maior produtividade

Qualidade e bem-estar no ambiente de trabalho

Colaboradores mais comprometidos e leais

Colaborador ciente dos próprios passos

 

Sendo o Compliance uma metodologia que visa implementar uma cultura de éticas e valores que evitam riscos para os colaboradores e, consequentemente para a organização, o endomarketing é o disseminador dessa cultura, é o conjunto de ações que vão fazer com que o colaborador seja treinado e receba todas as informações para que sejam os agentes da mudança.

Quer saber mais como implementar um programa de Compliance e solidificar com uma cultura de endomarketing? Temos uma equipe especializada nos dois assuntos, comente aqui ou entre em contato com a gente!

Endomarketing: o que é e qual sua importância para o Compliance

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