Magno Compliance

WordPress Template Site for One Page Design of Website Development, Website Designing Company

Entenda o que significa Compliance e seus principais benefícios para empresas

Somente passamos a ouvir falar com certa frequência em programa de integridade ou compliance no Brasil, depois do escancaramento da corrupção, impulsionada pela operação lava-jato.

 

A palavra compliance vem do inglês; é um substantivo que se origina de “to comply with”, que significa “agir de acordo com” (uma norma, uma lei, um regimento etc.).

 

No entanto, o compliance vai muito além da conformidade com as leis. Também é uma forma de autorregulação, por meio de normas de conduta que estabelecem valores éticos e boas práticas de convivência entre os colaboradores dentro de uma organização.

 

Além das preocupações naturais de um gestor, como processos, fluxos, gerenciamento de equipes, também deve fazer parte desse conjunto a aplicação de leis trabalhistas, ambientais, padrão de qualidade, condutas em respeito ao próximo, organização contábil e muito mais. Por isso, cada vez mais empresas têm se preocupado em criar um programa de compliance.

 

Objetivo Geral do Compliance

Fazer com que todos os fornecedores e colaboradores estejam em sintonia com as condutas idealizadas pela empresa, respeitando as regras pautadas em valores éticos e morais evitando a prática de atos ilícitos, como corrupção ou fraude.

 

Viés Reputacional

Uma das principais vantagens da disseminação da ética e da adoção de procedimentos de integridade é o viés reputacional, pois sua empresa passará a ser reconhecida como íntegra, o que será constatado objetivamente, isto é, na prática e não apenas em discursos. Como reflexo desse viés reputacional, a empresa passa a ter o selo de confiabilidade, atraindo novos negócios e parceiros idôneos. Inclusive, se você contrata com a administração pública ou com multinacionais, ter um programa de integridade pode ser requisito para contratação.

 

Melhora do Ambiente e Qualidade no Trabalho

Outro efeito é a melhora do ambiente e da qualidade do trabalho, pois o compliance confere credibilidade e confiabilidade também para os colaboradores, que trabalharão para uma empresa com normas e políticas claras para seguirem com segurança. Inclusive, isso pode ter efeito pessoal para cada colaborador, que, fora do horário de serviço, também buscará agir de forma íntegra, afinal, é como ele deve se conduzir todos os dias em seu trabalho, refletindo, ainda, no dia-a-dia do seu lar, sendo exemplo para o cônjuge e filhos.

 

Evita Fraudes e Erros

Com o compliance serão mais facilmente evitadas ou detectadas a ocorrência de fraudes e erros de procedimentos, reduzindo prejuízos. Estudos demonstram que as empresas podem perder até 5% do seu faturamento em razão de fraudes internas. Imagine agora, reverter esse percentual para um cenário onde sua empresa passa a ter 5% a mais de lucro. É bem relevante, concorda?

 

Como desenvolver um Programa de Integridade?

O primeiro passo é entender como a empresa se relaciona com o mercado; fornecedores, parceiros, prestadores de serviços e com os seus colaboradores. Através desse entendimento é sugerida a metodologia dos 9 pilares, que consiste em:

 

Suporte da alta administração

Avaliação de riscos

Código e políticas de compliance

Controles internos

Treinamento e comunicação

Canais de comunicação

Investigações internas

Due diligence

Monitoramento e auditoria

 

Benefícios do Compliance

Estanca prejuízos e gastos desnecessários

Reduz o risco de penalidades e danos à reputação

Evita má conduta

Ajuda na satisfação dos colaboradores da empresa

Aumenta a produtividade e o engajamento dos colaboradores

Aumento da taxa retenção de colaboradores

Melhora a imagem da empresa para o público

Menores riscos jurídicos e financeiros

Menor dificuldade de adquirir recursos e novos parceiros

Um programa de compliance bem aplicado serve para solucionar pequenos problemas, que passam imperceptíveis pela gestão no dia-a-dia, como também é capaz de criar novas possibilidades para a empresa. Muitas vezes a organização não detecta onde estão as falhas, o porquê da falta de engajamento de seus colaboradores ou a recusa de novas parcerias e esse método pode ser a solução para o equilíbrio empresarial.

Quer saber mais como reverter prejuízo em lucro com a aplicação do programa de compliance? Comente aqui no blog ou entre em contato com a gente!

Entenda o que significa Compliance e seus principais benefícios para empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo