Magno Compliance

WordPress Template Site for One Page Design of Website Development, Website Designing Company

Já ouviu falar em era da pós-verdade?

Atualmente, com a massiva utilização das redes sociais, acabamos tendo acesso a informações de todo o mundo e a todo momento, mesmo que não estejamos procurando nos informar.

Navegando em uma rede social, de repente, vem um texto ou um vídeo falando a respeito de algum tema político, da economia, saúde, religião etc.

O problema é que essa informação obtida nas redes social nem sempre é verídica; as chamadas “fake news”.

Contudo, especialmente em razão dos famosos algoritmos que nos “perseguem”, acabamos sendo bombardeados por informações similares, as quais, conforme a lógica dos algoritmos, parecem nos chamar mais atenção. Assim, cada vez mais chega aos nossos olhos conteúdos similares, inclusive com a mesma notícia. Ainda que inverídico, a repetição de determinado conteúdo acaba nos convencendo de que aquilo é verdade.

Com isso, hoje, tendemos a acreditar em notícias compartilhadas nas redes sociais, inclusive compartilhamos e defendemos a veracidade do conteúdo, sem nos preocupar em investigar se aquilo realmente procede. Somente depois, horas, dias, meses ou até anos, é que acabamos descobrindo que aquela informação era falsa.

A esse “fenômeno”, de primeiro acreditar e somente depois, e até de forma involuntária, constatar que uma notícia é realmente verdadeira ou falsa, damos o nome de “pós-verdade”.

Vivemos hoje em uma pulsante democracia, sendo possível obtermos informações com uma velocidade incrível, num piscar de olhos. Contudo, a alienação humana em razão de notícias falsas vem crescendo muito, surgindo teorias da conspiração, criando grupos radicalizados e isso incita conflitos e ameaça a democracia.

Estejamos vigilantes com a propagação de notícias. Vale sempre a dica: primeiro duvide da informação, seja qual for a sua origem, pesquise a respeito, investigue a veracidade da notícia. Somente depois tire suas conclusões.

A força de nossa atual democracia depende muito do comportamento da nossa própria sociedade. Qualifique sua informação e propague o bem!

Aplicado ao compliance:

Uma empresa com um efetivo programa de compliance consegue se informar adequadamente quanto a colaboradores que pretende contratar ou no que tange a possíveis parceiros de negócio e especialmente com relação aos atuais parceiros. É a chamada due diligence de terceiros.

Conheça o compliance e perceba o benefício que ele levará ao seu negócio.

Já ouviu falar em era da pós-verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo